EMPRESAS DE CONTABILIDADE INVESTEM POUCO EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Uma pesquisa realizada pelo Sindicado das Empresas de Serviços Contábeis do estado de São Paulo (Sescon ? SP) revelou que as empresas de Contabilidade não investem na segurança da informação. Das 300 companhias paulistas ouvidas, apenas 12% segue de forma rígida a política de segurança e realiza auditorias periódicas, a fim de assegurar a proteção dos dados dos clientes.

Os principais atributos do conceito de segurança da informação são confidencialidade, integridade e disponibilidade, além do nível de proteção correspondente ao valor da informação e aos prejuízos em decorrência do seu uso impróprio.”Hoje, o conceito de segurança da informação segue padrões internacionais e normas técnicas universais. No caso de uma empresa Contábil, as informações fazem parte do seu patrimônio e podem ser mais valiosas do que bens materiais”, comenta Sergio Approbato Machado Júnior, presidente do Sescon SP

Veja aqui outros dados da pesquisa

Como garantir a segurança de informação

Além de evangelizar os funcionários sobre o quão é importante que eles não divulguem os dados de clientes ou usem redes públicas para se conectar a sistemas, é importante também que os Contadores se atentem ao local em que estão armazenadas as informações do escritório. Se estiver em nuvem, por exemplo, é importante que o repositório tenha a proteção de um Certificado SSL.

Fonte: Portais Investimentos e Notícias e UOL com edição e informações Certisign

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *